Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011
Levantamento de percepções sobre revisão de literatura

Uma das competências a desenvolver na UC de DDC II relaciona-se com pesquisa, selecção e tratamento de informação bibliográfica para o desenvolvimento de trabalhos académicos. Tendo em conta as suas experiências anteriores, responda às perguntas seguintes, separadamente, indicando a alínea e dando exemplos concretos.
a. Com que frequência e com que finalidade faz pesquisa bibliográfica?
b. Como (descreva os procedimentos), onde e usando que recursos, nomeadamente tecnológicos, costuma fazer pesquisa bibliográfica?
c. Que critérios utiliza para seleccionar a informação mais relevante?
d. Como organiza a informação, isto é, faz registos das leituras? Onde e o que anota??




10 comentários:
De carlossantos a 29 de Janeiro de 2011 às 17:57
Não sou aluno mas apetece-me responder :)
A minha resposta à alínea d) seria uma ferramenta chamada Papers que só existe para o Mac OS. Em alternativa optava pelo Mendeley, que possui ferramentas muito interessantes para partilhar bibliografia entre um grupo restrito de pessoas.


De mjoao a 23 de Março de 2011 às 18:37
Olá Carlos e obrigada pela dica.
MJL


De mariapedro a 11 de Março de 2011 às 11:44
Caríssimos,

E começa assim mais um percurso na nossa formação académica.
Atendendo às questões colocadas, passo a responder:

a) Desde a minha consciencialização sobre o que é o desenvolvimento profissional do docente que tenho o máximo cuidado em tentar manter-me o mais actualizada possível, perspectivando a contínua (re)construção do meu conhecimento enquanto indivíduo, enquanto profissional e enquanto membro da sociedade. Daí que tento, sem grande espaçamento de tempo, fazer uma pesquisa bibliográfica do que de novo anda por aí.

b) Relativamente aos procedimentos que utilizo na minha pesquisa bibliográfica costumo além de pesquisar nas Bibliotecas da UA , manter-me ligada a páginas de divulgação científica na minha área como, por exemplo, Contemporary Issues in Education Research (CIER); National Science Teachers Association (NSTA); Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI); Science Education International (SEI); SAGE, entre outros. Além do referido procuro ainda em bases de dados como a b-on e a ERIC.

c) Relativamente aos critérios tudo depende do meu objecto de estudo. Consoante o objecto definido, começo por criar uma rede de conceitos, destacando palavras-chave que permitem dar resposta às questões levantadas. Após ter definido as palavras chave, começo por limitar temporalmente as minhas pesquisas, tentando, sempre que possível, encontrar recursos o mais recente e actualizados possível. Dependendo ainda do objecto em estudo posso, ou não, impôr um limite geográfico das minhas pesquisas. Consoante o feedback que vou criando entre os critérios por mim lançados e os recursos que tenho, vou começando a construir o meu acervo que se tornará nas pesquisas que integrarão o meu corpus de trabalho.

d) Relativamente à organização da informação até à algum tempo atrás concebi um protótipo de registo de leitura onde procedia às anotações mais importantes de cada recurso analisado. Neste momento utilizo o EndNote para registo das minhas leituras pois é uma ferramenta que nos permite além de indicar todos os dados relativos ao que estamos a ler, incluir os nossos registos, permitindo-nos, ainda, a criação de uma base de dados actualizada e permanente do trabalho produzido.

Apesar de tudo o que foi referido, e após o nosso primeiro percurso em Didáctica e Desenvolvimento Curricular II, confesso que me senti um pouco assustada. Porém, acredito que será um grande desafio que me irá dotar de novas ferramentas/competências que me permitam concretizar com uma melhor coerência um processo que parace tão simples (uma simples revisão de literatura), mas que no seu âmago se torna tão rica em experiências, em (re)actualizações e em (re)construção de um melhor conhecimento.


De Dani a 23 de Março de 2011 às 14:13
Olá Maria!
Não posso deixar de comentar este teu post, uma vez que referes o teu receio ao enfrentar esta UC. De facto, o trabalho meta-analítico, segundo as leituras que vou fazendo, não se afigura nada simples nem tão pouco fácil. É uma tarefa árdua que requer leituras repetidas dos artigos que escolhermos, mas, tal como dizes, poderá ser uma mais valia para a nossa fundamentação teórica. Vai dar-nos treino para futuras buscas também. É engraçado que quando terminei o meu Mestrado, estava tão orgulhosa por ter conseguido organizar toda a informação necessária, por ter feito sistematização de ideias, teorias e resultados de pesquisa de forma concisa...Mas a verdade é que iniciando agora o Doutoramento todas essas capacidades têm de voltar a estar bem acesas. Apesar de ainda não usar o EndNote, reconheço-lhe alguma utilidade nos tempos que correm, mas ainda estou tão relutante em usá-lo pela falta de tempo para dedicar à primeira exploração da ferramenta. Ao ler as vossas ideias sobre pesquisa bibliográfica, talvez ganhe coragem ;)
Tudo de bom!
Dani


De mjoao a 23 de Março de 2011 às 18:41
Viva!
É assim mesmo. Este espaço foi criado para se ir partilhando perspectivas, receios, questões.. e também expectativas sobre o trabalho a realizar. Em suma, é mais uma ferramenta para irmos fazendo o percurso.
MJL


De Dani a 23 de Março de 2011 às 14:04
Olá a todos :)
Achei as perguntas interessantes e gostava de deixar os meus comentários que espero possam iniciar uma partilha ;)
a. Com que frequência e com que finalidade faz pesquisa bibliográfica?
Faço pesquisa bibliográfica com duas finalidades: para o meu trabalho enquanto docente e para a minha pesquisa doutoral. No que diz respeito ao meu trabalho, faço sempre uma pequena pesquisa no início de cada semestre. Quanto ao programa doutoral, a pesquisa é feita semanalmente (por vezes diariamente).
b. Como (descreva os procedimentos), onde e usando que recursos, nomeadamente tecnológicos, costuma fazer pesquisa bibliográfica?
Recorro cada vez mais a recursos disponíveis na Internet mas continuo a usar a biblioteca também.
c. Que critérios utiliza para seleccionar a informação mais relevante?
Sabendo bem qual o tema que pretendo explorar, restrinjo os títulos da bibliografia ao tema em questão (palavra chave). Caso veja que encontro pouca bibliografia por esse meio, alargo o número de palavras chave que procuro.
d. Como organiza a informação, isto é, faz registos das leituras? Onde e o que anota??
Geralmente leio a bibliografia ao pé do meu computador pessoal e vou registando tudo o que acho de importante em cada leitura: teorias, pontos de vista, citações interessantes, resultados de estudos..., compilando tudo por temas e com as respectivas referências bibliográficas.
É tudo! Gostava de saber como costumam fazer as vossas pesquisas! :)
Dani
(Daniela Coelho)


De mjoao a 23 de Março de 2011 às 18:45
Olá.
Pois!!! Também gostava, apesar de ter consciência que o que indicarem já pode estar um pouco contaminado. Tentem fazer o exercício como se não tivessem tido as primeiras sessões (a da biblioteca e a sessão em que partilhei as minhas notas).
Seria positivo deixar um registo do vosso ponto de partida.
MJL


De Anónimo a 25 de Março de 2011 às 00:19
Boa noite, Professora Maria João!

Aqui estou a contribuir com a minha participação.

a. Faço pesquisa bibliográfica frequentemente (praticamente todos os dias), pois procuro estar actualizado (se é que isso é possível!...) relativamente ao que vai sendo produzido e partilhado com a comunidade científica e para consolidar, fundamentar e alargar os meus conhecimentos científicos. A finalidade mais imediata desta pesquisa bibliográfica tem a ver com a preparação das aulas das disciplinas que lecciono (licenciatura de Educação Básica e mestrados de educação). Nos últimos meses, tenho efectuado muita pesquisa bibliográfica com vista à preparação do projecto de doutoramento (que procuro rentabilizar aproveitando-a para a preparação das minhas aulas).

b. Entrar numa boa livraria e surpreender-me com um qualquer livro que não conhecia e folheá-lo ainda continua a ser um prazer único e indispensável, mas, com a falta de tempo, é uma estratégia cada vez mais rara. A biblioteca também é um local onde faço habitualmente pesquisas. Nos últimos anos, sentando-me junto do meu computador pessoal, ligado à rede, é assim que faço a grande maioria das minhas pesquisas. Posso aceder, de forma rápida, confortável e muito eficaz, a uma quantidade de informação que de outra maneira seria praticamente impossível.

c. Procuro seleccionar o que me parece mais interessante para o assunto que estou a tratar no momento, dando particular importância ao facto de ser produção científica recente (para estar actualizado) e onde essa informação está publicada (por exemplo, revistas com credibilidade científica).

d. Procuro, por um lado, registar a informação necessária e suficiente que me permita voltar a aceder mais tarde, e com mais tempo, ao texto (referenciação o mais completa possível), por outro lado, tento retirar tópicos que julgue no momento serem importantes sobre o(s) assunto(s) tratado(s). Estes registos são normalmente feitos no computador, em ficheiros de texto que procuro organizar e guardar.
Com a formação que tenho recebido com a frequência do Programa Doutoral, julgo poder vir a optimizar o meu trabalho de pesquisa, ao passar a saber utilizar as ferramentas que actualmente estão ao nosso dispor e que parecem ser muitíssimo úteis e práticas. Para mim, que frequentei um mestrado na Universidade de Aveiro há duas décadas, estas novas tecnologias e programas são uma autêntica “revolução”.

Filipe Saraiva


De Filipe Saraiva a 25 de Março de 2011 às 00:21
É só para informar que me identifiquei, mas houve qualquer problema técnico. As minhas desculpas. Filipe Saraiva


De mjoao a 25 de Março de 2011 às 19:57
Mais uma vez agradeço aos que deram resposta às questões que deixámos e convido a que novos registos sejam feitos.
MJL


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Guião da unidade curricul...

. Revisão de literatura - o...

. Levantamento de percepçõe...

.arquivos
.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds